Frete Grátis em pedidos acima de R$ 199,99.

Radicais livres: como se alimentar para combatê-los?

Alimento foto criado por freepik - br.freepik.com

Compartilhe este Post

Se você está em busca de uma vida mais saudável e gosta de pesquisar sobre alimentação e exercícios, é muito provável que você já tenha ouvido falar de alimentos antioxidantes e da importância que é ter uma dieta que ajude a combater os radicais livres. Tudo isso é mesmo muito importante, mas será que você sabe por quê? Você entende o que são os radicais livres e qual a importância de combatê-los para ter uma vida mais saudável? Se você não entende tudo sobre eles, não se preocupe. Nós reunimos algumas informações que vão te ajudar a entender mais sobre o assunto.

O que são radicais livres?

Em primeiro lugar é preciso entender que os “radicais livres” não são exatamente vilões. Pelo contrário, são substâncias que são produzidas nas nossas células durante a queima de oxigênio. E essas substâncias nem sempre fazem mal, já que são os radicais livres que ajudam a combater algumas ameaças externas que podem prejudicar o nosso corpo. Mas se eles não fazem mal, por que ouvimos tanto sobre a necessidade de combatê-los?

É porque os radicais livres são substâncias instáveis, e quando se unem a outras moléculas podem fazer com que as células passem por um processo de oxidação, o que pode ser perigoso. Esse processo de oxidação não é desejável porque faz com que as células envelheçam mais rápido. Esse envelhecimento precoce pode causar doenças como catarata e artrite e em casos mais extremos pode auxiliar no aparecimento de outras questões mais graves como AVC, Alzheimer e até mesmo o câncer.

Alimentação e exercícios como aliados:

Já entendemos que os radicais livres são produzidos pelo nosso corpo, que possui enzimas que auxiliam a deixar os níveis dessa substância dentro do ideal. Só que acontece que fatores externos podem fazer com que esses radicais livres que nos auxiliam sejam produzidos em excesso e causem a oxidação das células e, consequentemente, as doenças que nós citamos. Uma das questões que mais ajudam o corpo a entrar em desequilíbrio é um estilo de vida desregrado. Se você consome álcool em excesso, fuma, tem uma alimentação baseada em ultraprocessados e gorduras e não pratica exercícios físicos, é muito possível que seu corpo produza radicais livres em excesso.

Para combatê-los, é preciso então ter um estilo de vida mais saudável. Praticar atividade física regularmente, ter uma boa noite de sono e evitar stress são boas práticas. Mas a alimentação também pode ajudar. Para isso é preciso optar por alimentos que sejam ricos em antioxidantes. É o caso de frutas cítricas, peixes, vegetais verdes escuros e as oleaginosas. O amendoim por exemplo, é rico em vitamina E e possui resveratrol, que é um poderoso antioxidante. 

A Vitapower:

Se você busca um estilo de vida mais saudável e quer ter uma alimentação que seja ao mesmo tempo saborosa e balanceada, você precisa conhecer a pasta de amendoim Vitapower. Disponível em diversos sabores, é uma ótima opção para ser consumida pura ou em diversas receitas. Como é feita com amendoim puro, as pastas da vitapower são ricas em gorduras boas e antioxidantes. Para saber mais sobre os nossos produtos, visite nosso site!

Compartilhe este post

Mais para explorar

criado por jcomp - disponívem em freepik.com

Dieta cetogênica: vale a pena apostar?

Quem está buscando perder peso e ter um estilo de vida mais saudável sabe que essa é uma tarefa que exige muitos desafios. Um deles é encontrar um tipo de...

Logomarca VitaPower Pasta de Amendoin
Se inscreva e ganhe

10% off em sua primeira compra